30.4.08

Superbazaro Companhia de Dança





Criado em 1998, por Marina Boschi, o grupo nasceu com a finalidade de incentivar os alunos da escola de dança de sua diretora e coreógrafa. Como acontece com a maioria dos grupos de dança ligados a uma escola, o espaço que o grupo tinha para se apresentar inicialmente eram os festivais e mostras de dança pelo país, nos quais foi contemplado com ótimas premiações.

Nos últimos anos, o grupo foi amadurecendo, assim como seus integrantes, e passou a traçar uma trajetória mais consistente e também mais voltada à linguagem contemporânea do que aos outros estilos de dança. Foi nesse momento que, com o apoio de alguns produtores culturais, o grupo profissionalizou-se, tornou-se uma companhia de dança, e procurou dirigir seus trabalhos a um público mais seleto e a eventos específicos de dança contemporânea. Há uma preocupação constante em valorizar a identidade gestual de cada bailarino e também as referências que cada envolvido com o grupo traz diariamente para os ensaios.

O nome SUPERBAZARO (que significa 'supermercado' em Esperanto) surgiu do conceito de que as 'mercadorias’ estão sempre ali, ao nosso alcance. Basta selecioná-las e consumi-las, como se faz quando se vai ao supermercado fazer compras, há um emaranhado de opções. A SUPERBAZARO tem feito isso, um emaranhado de informações e opções que se fundem nas referências dos coreógrafos e bailarinos. Juntos, produzem por meio da investigação, observação e improvisação, procurando um caminho e vocabulário próprio para suas composições.